Total de visualizações de página

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Cerimônia Religiosa

Queria começar narrando assim:


"Era uma vez...
Em um lindo dia de sol..."


Mas, vou começar um pouquinho diferente...


"Finalmente é chegado o tão sonhado dia...
Regado por uma chuvinha abençoada..."




Choveu o dia intei...ro!!!
Uma chuvinha fininha, calma!
Eu só pedia à Deus pra não mandar chuva grossa, pq eu tinha medo que acabasse a energia... Pq aqui em Perdigão se ventar... já era!
Daí todo mundo brincava: Ê Juliana... Comeu na panela...
Mas a chuvinha não me incomodava, desde que não piorasse...



Depois vou postar sobre o meu dia... O famoso dia da noiva! Fotos no salão, etc.
Mas, antes de tudo, o mais importante é falar da cerimônia religiosa!!!


Peço desculpas aos meus convidados, que se esforçaram pra chegar na igreja antes das 20:00 hs, pensando que o casamento começaria nesse horário... Muita gente se esforçou de verdade, pra chegar no horário. Por exemplo Felipe, a Eliane e a Gigi, que vieram de Pitangui, correram muito... Conseguiram chegar na igreja antes do Fabrício...  Dá até remorso!
Mas, como o padre não permite atrasos, melhor antecipar com os convidados. E cá entre nós tem gente que é sossegado, marca o horário no salão pra mais tarde, com medo da maquiagem borrar, do cabelo cair e dane-se vai chegar depois da noiva...
Nem pros padrinhos eu admitia que o casamento era 20:30, e sempre eu falava que não ia atrasar e que estando todos os padrinhos ou não, o casamento ia começar às 20:00. Isso pq eu já fui num casamento que todos tinham chegado, e nunca mais que começava, esperando um padrinho chegar. Melhor previnir...



Quando eu cheguei na porta da igreja, ainda faltava um tempinho bom pra começar... Pq inclusive o Pedro achava que o casamento era 8.
Então fiquei dentro do carro esperando... A Isabela e a Sara ficaram comigo!





Adivinha quem era a mais nervosa das três?
A Sara!
Ela não calava a boca! Um nervoso que dava dó... rsrs
Foi indo eu disse que ia por ela pra fora do carro, se ela não parasse! Mas, foi divertido!
Foi ótimo elas estarem comigo, poder vê-las antes de começar...  O cabelo delas, as unhas, a maquiagem...
E elas me contando como estava na porta da igreja, o que aconteceu antes de eu chegar...






















Astromélia para lapela 
                                     






As entradas foram em sequência:


O Fabrício com os pais,

Alan e a Gigi

Os padrinhos




A música cantada pelo coral - "Cantores da Paz" era:

Motivo do Meu Sorriso - da Cristina Mel

(Pena que não tenho a trilha sonora, na voz do coral pra colocar aqui)

O detalhe é que essa música é tão linda, que é como se eu tivesse cantando pro Fabrício


Amor que
me faz bem, amor que vai além do que eu sonhei
Amigo sem igual, mais doce que o mel tu és, assim
Deus me surpreendeu te trazendo só pra mim
Nossa história é o começo de um amor que não tem fim
No teu abraço encontro forças pra sonhar e realizar
E é tão bom saber que a cada dia mais eu vou te amar

Meu grande amor, amor sem fim
Eu te busquei no altar de Deus
E agora que eu te encontrei, jamais vou te deixar
Meu recomeço que eu preciso
Meu bem querer, meu paraíso
Motivo do meu sorriso.




                                            Entrada do noivo com os pais:

                                 









                                                         Dama e pajem:

                                                       
                                                             Padrinhos e madrinhas:
                      (entravam um casal de padrinhos da noiva e um do noivo - os irmãos entravam primeiro)
























                                                   Então era a vez da noiva...
                                             Olha como estava a carinha do Fabrício:



                                                          
                                                             Enquanto isso...












Quando a Fátima me deu o bouquet eu tive vontade de chorar!!


Eu disse pra Nossa Senhora Aparecida e pra Santo Expedito, que eles seriam meus padrinhos de casamento.
Então resolvi que a Isabela entraria com a Nossa Senhora Aparecida e fiquei imaginando como homenagearia Santo Expedito.
Daí eu lembrei que tinha visto na internet, que algumas noivas colocam um relicário com foto no bouquet, pra homenagear alguém que fosse importante e que não estaria "visivelmente" presente.
Achei super legal. E decidi que seria assim. Peguei um escapulário que eu tinha e levei pra Janete no dia que fizemos a retrospectiva da decoração. Pedi que ela desmanchasse, pra colocar as medalhinhas no meu bouquet. E disse que eu tinha muita fé e que era devota de Santo Expedito. Então a forma que encontrei de homenageá-lo é que Ele entraria na minha mão. Nossa achei lindo isso!
Até me emocionei quando disse pra ela, na presença da Fátima do cerimonial.
Então ela grampeou meu escapulário no meu contrato. E sempre eu lembrava-a do meu pedido.
"Não esquece de por a minha medalhinha no meu bouquet".
Então quando eu estava na porta da igreja ainda dentro do carro, eu tava com muita vontade de pegar o bouquet, pra ver como tinha ficado a posição das flores, as cores e ver como que a Janete tinha pendurado o meu santinho no meu bouquet.
E adivinha???????????????

Ela não colocou!!!

Nossa que raiva! Que vontade de entrar sem bouquet!
Então eu disse pra Fátima: "-Cadê a minha medalha?"
E ela: "-Você não me falou nada!"
E eu: "-Eu disse pra Janete, um milhão de vezes!"
E a Maria do Cerimonial da Igreja, meio sem entender nada: " O quê?"
Daí expliquei: "Eu pedi que colocasse a minha medalhinha de Santo Expedito no meu bouquet e não colocaram"
A Maria disse uma coisa que me acalmou: "-O que vale é a intenção!"
E eu respondi: "Realmente, o que vale é a intenção! E ele tá aqui segurando na minha mão, estou sentindo!"
Já não dava tempo de discutir mais nada. Era minha vez de entrar!












A Maria foi logo fechando as portas.
É uma sensação...

Então ela me disse enquanto se abaixava tirando o tapete pra fechar a porta:  "_Vc ia entrar com a Ave Maria?"
E eu disse que sim!
E ela: "-Então já passou da hora!"
Nossa que nervoso!
Pensei muito rápido: Eu discutindo bouquet, tirando foto e a música acabando!
Então me lembrei que a Andréia me disse que o coral ia repetindo a letra, enquanto fosse necessário e que nem dava pra perceber.




Respirei fundo, cumprimentei minha mãe e meu padrinho e começamos à entrar!





Como eu queria entrar com os dois, no ensaio, o cerimonial disse que não dava pra eu dar a mão pra eles, pq tinha bouquet, se eu desse o braço pros dois, tampava o vestido.
Então ficou definido que eles entrariam um pouco atrás de mim. Mas pelo comprimento do véu, ia ficar muito longe. E se ficasse perto, corria o risco deles pisarem no meu véu.
 Então eles entraram lado-a-lado comigo. E eu só me arrependo de não ter entrado do jeitinho que eu queria: que era de mãos dadas, ou de braços dados com os dois! Mas, mesmo assim, achei que ficou lindo!
Quem conhece a minha mãe, sabe que foi um mérito ela ter participado. E sei que ela ficou muito feliz.... Eu também!


Entrei de cabeça erguida, rindo até o canto da orelha, não cabendo em mim de tanta felicidade. Fiquei nervosa sim. O coração quase saía pela boca.
A Fátima disse pra marcar um ponto fixo,  pra não entrar olhando pro povo, pq se não, na filmagem a gente aparece cumprimentando todo mundo, dando uma levantadinha no pescoço, sabe?
E quem disse que eu dava conta de não olhar pras pessoas? Pelo contrário... Eu queria reparar todo mundo e ver quem estava ali. Ainda mais que várias noivas me disseram que não se lembravam de ninguém, que nem sequer viam as pessoas, na hora de entrar.
Então eu queria era aproveitar!
Quando eu lembrei do recadinho da Fátima, tentei apenas sorrir pras pessoas, sem ficar cumprimentando.





Esse momento do encontro com o Fabrício também foi muito emocionante pra mim... Tinha uma série de recomendações:
"Quando for subir com o Fabrício pro altar, sobe devagar pra dar tempo de tirar foto"
 "Sobe o degrau devagar pra não tropeçar no vestido"
"Não esquece os cumprimentos"
Mas, estar com ele de mãos dadas, subindo para o altar do Senhor, não tinha nenhuma recomendação que fosse capaz de segurar a emoção... Meu coração pulsava tão forte... E o nervosismo de saber que a igreja toda nos olhava colaborava pra isso...







A cerimônia religiosa foi linda!


Celebrada pelo padre Edvan, nosso novo padre de Perdigão.
Ele disse palavras lindas...

O primeiro casamento celebrado por ele em Perdigão... Foi marcante..

Antes de começar ele conversou com a gente, sem o microfone nos acalmando.
Funcionou...






De repente, aquela ansiedade e aquela tensão foram desfalecendo-se...
Era possível apreciar o momento e realmente sentir a presença verdadeira de Deus. E o mais importante era estarmos ali por completo!






Uma das partes mais profundas, foi quando ele disse para o Fabrício se espelhar no exemplo de São José e, que eu me espelhasse no exemplo da Virgem Maria. Ele dizia olhando bem nos nosso olhos, parecia que nos conhecia há anos... Me emocionei...









Durante várias vezes pude sentir verdadeiramente a presença de Deus! Mas, infelizmente existem coisas que a gente não consegue explicar!


Eu tinha medo de não conseguir prestar atenção no casamento... Medo da emoção me deixar cega, surda e muda! Todo mundo dizia que passava muito rápido e muitas noivas me diziam que não enxergavam ninguém na hora da entrada... Mas, felizmente prestei bastante atenção... Em todos os detalhes...

Que passa rápido é verdade... Acho que é porque a gente está gostando!

Achei excelente, a forma que os nossos bancos estavam, meio de lado. Assim podíamos olhar para o altar, para o padre, para os convidados e para o coral.








Tudo tinha um significado muito intenso...

As pessoas que eu olhava, as palavras tão belas do padre, as músicas tão suaves e doces embalando aquele momento...

A entrada das damas, a leitura das preces, o momento das fotos, dos votos e das promessas feitas um ao outro perante Deus! Um significado tão forte, tão bonito! Transformando duas vidas, em apenas uma...











A entrada da Sara com as alianças e da Isabela com a Nossa Senhora Aparecida, foi linda!
Tive que me conter pra não acabar chorando... Antes do casamento, só de pensar em vê-las entrando nessa forma tão significativa, eu já me emocionava.
Como disse, tudo tem um significado. A Nossa Senhora nas mãos da Isabela representava tanto pra mim, quanto as alianças que a Sara trazia...

































Depois da benção final, tiramos algumas fotos...





Depois saímos de mãos dadas, agora sim casados!!!





Na porta da igreja algumas pessoas nos esperavam com a chuva de arroz...





Na primeira vez que eu entrei na Igreja Matriz, depois do nosso casamento, foi difícil segurar as lágrimas, revivendo tudo que aconteceu naquele dia... Naquela igreja, naquele altar... Passou um filme na minha cabeça.

Dá uma saudade gostosa do Grande Dia...



Mas, com um tempo a gente aprende que o mais importante é o convívio a dois.

O que realmente importa é a forma com que um trata o outro, as pequenas atitudes, os pequenos gestos, as pequenas surpresinhas... 
Uma simples palavra dita na hora certa, ajuda se o outro não está legal... Descobri que às vezes a gente se entende no silêncio...


As orações feitas juntos antes de dormir, me fazem sentir que a nossa união se fortalece a cada dia e renovamos inconscientemente os votos do matrimônio.
Faço o Sinal da Cruz no Fabrício todos os dias...
A presença de Deus é inabalável...


Parece meio poético, mas é o que eu penso... De nada adianta fazer só pros outros verem, o essencial é o que acontece quando não temos testemunhas...


FALTAM ALGUMAS FOTOS...

Nenhum comentário:

Postar um comentário